terça-feira, 19 de março de 2013

O meu "filho" sabão....o primeiro

A minha avó, de origem alentejana, costumava fazer SABÃO....se era de cinzas, de sebo, de azeite ou de outros produtos, nunca, lamentavelmente, cheguei a perguntar-lhe.

Eu, que lhe sigo os passos em muitas actividades, resolvi, também, experimentar.

Para tal, tenho tido a ajuda de um grande mestre saboeiro, um estudioso, um investigador, um senhor (engenheiro) com uma enorme capacidade de partilha da sua sabedoria e conhecimentos.

Tudo o que ele me tem ensinado, tem sido de uma enorme grandeza e, ele sabe, muito lhe agradeço.

Obrigada "Roberto Akira Sugai"

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

E aqui ficam, as fotos do meu "filho sabão" -------- O primeiro de muitos

antes de ser retirado do molde

Óleo de Palma, Óleo de Côco, Azeite, Óleo de Mamona e OE

Processo: cold process


Cheira divinalmente a alfazema :))


Aqui, já cortados, após o período normal de descanso e a aguardar o processo de "cura"

Só após o processo de cura é que o sabão pode ser usado




 




 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário