segunda-feira, 19 de março de 2012

Procuro-te

PROCURO UM TRABALHO PARA REPRESENTAR ESTE POEMA

ACEITAM-SE SUGESTÕES.......ESCREVAM NOS COMENTÁRIOS AS VOSSAS OPINIÕES

O que devo bordar?

::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::



Procuro a ternura súbita,
os olhos ou o sol por nascer

do tamanho do mundo,
o sangue que nenhuma espada
viu,
o ar onde a respiração é
doce,
um pássaro no bosque
com a forma de um
grito de alegria.

Oh, a carícia da terra,
a juventude suspensa,
a fugidia voz da água
entre o azul
do prado e de um
corpo estendido.

Procuro-te: fruto ou nuvem ou música.
Chamo por ti, e o teu
nome ilumina
as coisas mais
simples:
o pão e a água,
a cama e a mesa,
os pequenos e dóceis
animais,
onde também quero que
chegue
o meu canto e a manhã
de Maio.

Um pássaro e um navio são a mesma coisa
quando te procuro de
rosto cravado na luz.
Eu sei que há
diferenças,
mas não quando se
ama,
não quando apertamos
contra o peito
uma flor ávida de
orvalho.

Ter só dedos e dentes é muito triste:
dedos para amortalhar
crianças,
dentes para roer a
solidão,
enquanto o verão
pinta de azul o céu
e o mar é devassado
pelas estrelas.

Porém eu procuro-te.
Antes que a morte se
aproxime, procuro-te.
Nas ruas, nos barcos,
na cama,
com amor, com ódio,
ao sol, à chuva,
de noite, de dia,
triste, alegre - procuro-te.

"As Palavras Interditas"
Eugénio de Andrade

3 comentários:

  1. Honestamente, não sei. Qualquer cena romântica ou mesmo campestre. Já pensaste em oferecer-te para bordar, isto é, para executar trabalhos? Tenho uma amiga que tem uma casa em Cerveira e que me disse que adora os lenços do minho e que gostava de panos de tabuleiro e almofadas com esses bordados. Ela não borda porque diz que não tem olhos. Sugeri-lhe que mandasse bordar e ela pareceu anuir. Se ofereceres, talvez lhe possa mostrar o blog e talvez ela considere. Não sei, não há como tentar.
    bj
    I

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, um bom dia muito sorridente

      Bordo por prazer e pensar que alguém poderá usufruir daquilo que eu bordar é realmente uma mais valia.

      Por favor, se quiseres dizer à tua amiga, eu estou receptiva a bordar o que ela pretender.

      Podes mostrar-lhe o meu blog, mostrar-lhe os meus trabalhos e, se ela assim o entender, pode contactar-me, inicialmente, pelo meu email:

      handmadesweetgifts@gmail.com

      e eu, de imediato, lhe responderei.

      A sugestão das almofadas ou dos panos de tabuleiro é muito interessante. Obrigada

      Fico, então, à espera de um email teu ou da tua amiga

      Eliminar
  2. Olá Pat,

    Para já, deixo-te com esta expressão "embroidery patterns" para ires ao google procurar inspiração diversificada e grátis... Falarei com a minha amiga.

    bj
    I

    ResponderEliminar